24 de nov. de 2010

Rosca de Natal



  • Pronto em: 2 horas 30 min 
Uma rosca muito bonita para você fazer para a ceia de Natal.
Rosca de Natal
Receita fornecida por:
Allrecipes

Ingredientes

1 colher (sopa) (10 g) de fermento biológico seco
4 colheres (sopa) (60 ml)de água morna (45 ºC)
Suco e raspas de 1 limão siciliano
1 xícara (240 ml) de leite semidesnatado
1/2 xícara (100 g) de margarina, amolecida
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara (100 g) de açúcar
2 ovos, batidos
4 2 1/2 xícaras (560 g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de canela em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
3/4 xícara (90 g) de nozes pecãs picadas
1/4 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (120 g) de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo

.
                                                                                                         

1. Em uma vasilha pequena, dissolva o fermento na água morna e deixe-o separado cerca de 15 minutos, ou até que fique espumoso. Tire as raspas do limão, esprema o limão, mas deixe o suco separado.
 
2. Em uma vasilha grande, misture o fermento diluído com o leite, a manteiga, o sal, 100 g de açúcar, com os ovos, as raspas de limão e com metade de farinha de trigo. Misture até obter uma massa bem homogênea. Aos poucos, acrescente o restante da farinha de trigo. Cada vez que acrescentar uma quantidade de farinha, misture bem a massa.
 
3. Quando a massa estiver bem integrada, coloque-a sobre uma superfície levemente enfarinhada. Sove-a por aproximadamente 8 minutos ou até obter uma massa macia. Unte uma vasilha com óleo, não precisa ser muito óleo. Ponha a massa nesta vasilha untada e vire-a para que absorva um pouco de gordura. Cubra a vasilha com um pano úmido e deixe a massa crescendo até dobrar de tamanho, aproximadamente 1 hora.
 
4. Soque a massa e vire-a sobre uma superfície levemente enfarinhada. Abra a massa em um retângulo que meça aproximadamente 30x60cm. Em uma tigela pequena, misture a canela, o açúcar que está restando e as nozes pecãs; espalhe-os uniformemente por toda a massa. Enrole a massa no formato de um rolo e feche as pontas. Junte as duas pontas, formando uma rosca. Use um pouco de água para selar melhor as duas pontas que foram unidas.
 
5. Coloque a rosca em um tabuleiro levemente untado. Usando uma faca afiada ou uma tesoura de cozinha, faça cortes na rosca a cada dois ou três centímetros. Estes cortes não precisam ser bem profundos. Torça cada pedaço cortado, formando uma espécie de leque. Cubra a rosca com um pano úmido e deixe-a crescendo em um lugar quente até que tenha dobrado novamente de tamanho. Isto deve acontecer em 1 hora. Enquanto isso, preaqueça o forno a 190 ºC.
 
6. Asse a rosca durante 25 a 30 minutos ou até que ela esteja corada. Remova do forno e coloque-a para esfriar sobre uma grade.
 
7. Em uma vasilha misture o suco de limão com a baunilha. Adicione metade do açúcar de confeiteiro e mexa até que o açúcar tenha se dissolvido. Continue adicionando o açúcar de confeiteiro, 1 colher de sopa de cada vez, até que esta calda esteja bastante espessa, mas ainda líquida. Quando a rosca estiver esfriado, regue-a com a calda (glacê).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs

Postagens populares