11 de jul. de 2011

Decoração de bolos: dicas básicas

Artigo: Equipe Allrecipes  |  Foto: GI_BR


Decoração de bolos: dicas básicas
Você pode transformar qualquer bolo simples em um bolo de festa usando essas técnicas básicas de decoração de bolo. Faça um recheio e uma cobertura bem bonita e você vai ver a diferença que faz.
Bolos recheados
Você pode fazer quantas camadas de recheio desejar. O mínimo é uma, resultando em um bolo de dois andares. Você pode fazer dois bolos um em cima do outro, ou também pode cortar um bolo só em várias camadas.



Utensílios necessários

Para fazer um bolo recheado, você vai precisar de:

• Uma faca comprida de serra
• Filme plástico para cozinha tipo PVC
• Calda de açúcar (veja como fazer uma calda de açúcar)
• Pincel culinário
• Suporte de papelão para bolos. Ou, faça o seu próprio suporte, usando um pedaço de papelão do mesmo diâmetro da forma de bolo, coberto por papel alumínio ou filme plástico. 
Nivelando o bolo 

Nivelar o bolo significa cortar fora as partes altas do bolo, deixando-o com a superfície nivelada. Isso é importante por duas razões. Primeiramente porque um bolo nivelado é mais fácil de empilhar em camadas e não fica torto. Segundo, porque ao cortar o topo do bolo, você expõe parte da massa, facilitando a aplicação da calda de açúcar, resultando em um bolo mais úmido.
Para nivelar o bolo, comece por colocar o bolo sobre uma superfície plana. Marque com a faca a área que vai ser cortada. Depois, coloque a mão que você não usa para cortar em cima do bolo sobre a parte lombada. Com a outra mão, posicione a faca perpendicular ao bolo e comece a cortar, fazendo movimentos de frente para trás. Pare, gire um pouco o bolo (45 graus) e faca o mesmo procedimento. Continue cortando o bolo assim, em intervalos de 45 graus até completar todo o círculo da parte lombada do bolo. Remova os pedaços de bolo cortados e suas migalhas.
Vire o bolo de cabeça para baixo e nivele a base. Como a base já é plana, você não vai precisar cortar muito, retire somente uma fina camada.
foto passo a passo
Dividindo o bolo em camadas

O número de camadas que você pode fazer vai depender da espessura do bolo, do tipo de recheio a ser usado e do tamanho da forma. Seja cauteloso, pois é melhor um bolo com poucas camadas grossas, do que um bolo com várias camadas tão finas que se desmancham e são difíceis de trabalhar.
Coloque o bolo no suporte de papelão (se quiser, polvilhe o suporte com um pouco de açúcar, para evitar que o bolo grude). Posicione uma faca grande de serra perpendicular ao bolo, e comece a fatiar o bolo pela lateral, fazendo movimentos de trás pra frente com a faca, sempre na mesma altura. Para remover a camada de cima, enfie a mão por debaixo da camada cortada e levante-a. Embrulhe as camadas em plástico filme até a hora de decorar. Repita o mesmo procedimento com o resto do bolo.
Foto: Kateybug89
foto passo a passo
Aplicando cobertura e recheio 

Recheio

• Comece colocando a camada de bolo que lhe parece menos atraente sobre o suporte de bolo. Passe uma camada generosa de calda de açúcar por cima, usando um pincel culinário. Coloque algumas colheradas do recheio e espalhe, deixando uma borda de um centímetro. Se você aplicar o recheio sobre toda a superfície do bolo, ele irá vazar quando você colocar a outra camada por cima.
• Ponha a outra camada por cima, com o lado menos atraente (com rachaduras, quebrado) virado para baixo. Coloque a calda de açúcar sobre a última camada. Se desejar fazer mais camadas, aplique o recheio como na vez anterior. Quando você estiver colocado todas as camadas, é hora de colocar a cobertura.
Foto: MommyFromSeattle
Cobertura

• A cobertura é feita em duas partes. Primeiro, coloca-se uma camada fina de cobertura, que serve para selar o bolo, cobrindo as imperfeições da superfície. A segunda camada de cobertura será a principal, portanto reserve a maior parte na cobertura para ela.
• Comece aplicando um pouco da cobertura pó cima do bolo, espalhe e depois faça o mesmo com as laterais do bolo. Certifique-se de que todo o bolo está coberto por u a camada fina de cobertura. Você agora pode continuar a decorar o bolo ou levá-lo à geladeira por algumas horas para que a cobertura firme.
• Para terminar, aplique mais uma camada de cobertura. Passe uma faca lisa ou uma espátula de bolo, nas laterais do bolo, limpar o excesso de cobertura. Depois, alise a parte de cima com a faca (limpa), fazendo movimentos circulares que irão puxar a cobertura para o centro do bolo. Você pode escolher um visual mais clássico deixando a superfície bem lisa, ou optar por uma apresentação mais rústica.

Termine de decorar o bolo com confeitos coloridos, granulados, raspas de chocolate ou o que a imaginação desejar.


Artigo fornecido por:
Allrecipes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs

Postagens populares