14 de dez. de 2011

Gateau de panetone recheado com mousse de chocolate branco

O gateau de panetone recheado com mousse de chocolate branco da chef Andréa Tinoco serve até oito pessoas. A receita leva cointreau, geleia de frutas vermelhas e cerejas em calda. Tome nota:


Gateau de panetone / Foto: Rodrigo Azevedo


Ingredientes:
250ml de creme de leite fresco 
1 colher (chá) de cointreau
200g de chocolate branco bem picado
6 folhas de gelatina ou 12g de gelatina em pó
6 gemas
60g de açúcar de confeiteiro
500ml de leite integral
1 colher (sopa) de baunilha
40g de maisena 
1 panetone de 500g cortado em fatias sem a casca
150ml de água
1 colher de sopa de baunilha
1 colher de sopa de açúcar
100g de polpa de frutas vermelhas congeladas
1 vidro de geleia de frutas vermelhas ( pode ser de cereja)
Cerejas em calda para decorar

Modo de preparo:
Leve o leite para ferver com a baunilha. Coloque as gemas numa tigela, acrescente a maisena e misture bem. Junte o leite fervente, cuidadosamente, mexendo sempre, até incorporar totalmente. Volte com a mistura ao fogo brando, sempre mexendo até espessar. Desligue o fogo e hidrate a gelatina em meia xícara de água quente até dissolver totalmente. 
Incorpore a gelatina ao creme ainda quente, junte o chocolate e mexa bem até que ambos se dissolvam por completo. Cubra com filme plástico e deixe esfriar totalmente. Forre uma forma de bolo inglês com filme plástico, deixando plástico a mais, suficiente para cobrir toda a forma. Bata o creme bem gelado. Quando começar a espessar junte o açúcar de confeiteiro e termine de dar o ponto de chantilly. Adicione o cointreau. Coloque, delicadamente, o chantilly ao creme frio para finalizar a mousse de chocolate branco. Derrame a mousse na forma. Leve para gelar por uma hora. 


Corte as fatias de panetone. Retire a mousse do gelo e disponha as fatias sobre ela. Embeba as fatias com uma calda rala feita com açúcar, a baunilha e 150ml de água. Cubra a mousse com o filme plástico e leve ao freezer para gelar. Numa panela, cozinhe a polpa descongelada e peneirada com a geleia, até obter uma calda espessa. Peneire e deixe esfriar. Para desenformar, abra o filme plástico, vire a forma sobre um  prato e, gentilmente, puxe as abas laterais do filme. Cubra com a calda de frutas vermelhas, enfeite com as cerejas ou as frutas vermelhas e folhas de hortelã. Sirva imediatamente.


gnt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs

Postagens populares