28 de mar. de 2011

Como derreter chocolate

Como derreter chocolate 


Aprenda a derreter chocolate no micro-ondas e no banho-maria. São técnicas simples que você vai usar muitas vezes, seja para fazer bombons, trufas, decorar bolos, ou o que a sua imaginação mandar!
 
No micro-ondas

Vantagens:
O chocolate não entra em contato com água, é um método rápido e não suja muita louça.

Desvantagens:
Como você não pode ver o que acontece dentro do micro-ondas, é mais fácil queimar o chocolate usando esse método. Para evitar que isso aconteça, use intervalos curtos de tempo e, se possível, a potência média do micro-ondas.

Coloque o chocolate picado em uma tigela ou refratário que possa ir ao micro-ondas. Programe o micro na potência média (50 %), e aqueça o chocolate por aproximadamente 40 segundos. Retire o chocolate, mexa bem com uma colher e veja se ele já está quase todo derretido. Se ainda estiver bem sólido, volte ao micro-ondas por mais 40 segundos, repetindo essa operação até o ponto certo.
Importante:
Não espere o chocolate derreter por inteiro no micro-ondas, ou ele vai passar do ponto. Pare de esquentá-lo quando você notar que 90% do chocolate já estiver derretido, o restante irá derreter como próprio calor do chocolate e da tigela. Simplesmente mexa bem até ficar homogêneo.
Em banho-maria:

Vantagens:
É difícil de queimar o chocolate nesse método, pois você fica de olho e pode acompanhar o processo todo.

Desvantagens:
Como envolve água, há o risco da água entrar em contato com o chocolate, o que afeta a sua estrutura e destrói o processo todo.
Usa mais panelas/tigelas.
É mais demorado do que o método do micro-ondas.

Faça um banho-maria como esse aqui
Pique o chocolate e coloque-o no banho-maria.
Derreta o chocolate no banho-maria, mexendo sempre, até ficar homogêneo. Cuidado para não deixar nenhuma gota de água entrar dentro da tigela do chocolate, e fique também de olho na temperatura da água, ela não deve ferver. Se a quantidade de chocolate for pequena, você pode inclusive desligar o fogo e mexer o chocolate até derretê-lo todo.
Para mexer o chocolate, use um batedor de ovos,colher de pau ou uma espátula de silicone até obter uma mistura brilhante, lisa e homogênea.
Artigo fornecido por:
Allrecipes
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs

Postagens populares